Escala de Estresse Percebido – Saiba mais sobre o Teste PSS-10
A Escala de Estresse Percebido ou Perceived Stress Scale (PSS-10), desenvolvida por Sheldon Cohen, é amplamente utilizada para avaliar como diferentes situações na vida são percebidas como estressantes.
A PSS foi inicialmente desenvolvida com 14 itens (PSS-14) e posteriormente, foram produzidas versões reduzidas do instrumento, contendo 10 (PSS-10) e quatro itens (PSS-4). Sendo o PSS-10 mais amplamente utilizado para avaliar os níveis de estresse em jovens e adultos com 12 anos ou mais.
O questionário contém 10 perguntas que medem a frequência com que a pessoa experimentou certos sentimentos e pensamentos durante o último mês. Cada pergunta é classificada em uma escala Likert de quatro pontos de frequência ou gravidade das experiências dos participantes durante o último mês, com a intenção de enfatizar os estados emocionais relacionados com o estresse.
A Função do Teste PSS-10
A principal função da PSS-10 é avaliar a gravidade do estresse percebido pelas pessoas. Isso não só permite medir a intensidade do estresse atual, mas também monitorar a resposta ao tratamento ou intervenções terapêuticas ao longo do tempo.
A escala avalia o grau em que um indivíduo percebeu a vida como imprevisível, incontrolável e sobrecarregada no último mês.
Segundo a Aromaterapeuta Luíza Domini, uma avaliação como a PSS-10 norteia toda a prática clínica e a elaboração dos protocolos de Aromaterapia. O teste fornece um ponto de partida e orienta sobre os próximos passos a serem tomados. É uma medida objetiva, confiável e clara para que um indivíduo entenda melhor como está se sentindo e para que o terapeuta possa ter subsídios para nortear o tratamento.
O PSS-10 e o Diagnóstico
Embora o resultado da PSS-10 forneça uma indicação útil dos níveis de estresse, ele não deve ser usado isoladamente para diagnosticar condições clínicas. Pontuações mais altas na PSS-10 devem alertar os profissionais de saúde para níveis elevados de estresse, que precisam ser investigados mais detalhadamente durante a entrevista clínica. Da mesma forma, pontuações baixas não substituem uma avaliação clínica completa.
Na verdade, uma série de sintomas típicos associados ao estresse, como alterações no sono, sintomas físicos e mudanças nos hábitos alimentares, não são cobertos pelo PSS-10 e precisam ser avaliados de forma independente. O PSS-10 não se destina a substituir uma entrevista clínica abrangente.
Aviso importante
Este Blog traz conteúdos sobre a Saúde Mental que pretendem servir como recurso de fácil acesso para indivíduos que procuram informações sobre como identificar alterações emocionais importantes. Acesse nosso site e confira como a Aromaterapia pode te ajudar.
O resultado da avaliação não indica um diagnóstico conclusivo. Para determinar qualquer diagnóstico potencial discuta seu resultado com um neuropsicólogo ou um médico psiquiatra.
Avalie seu nível de estresse
Instruções
Este questionário é uma ferramenta para avaliação do seu nível de estresse percebido nos últimos 30 dias. Leia cada pergunta a seguir e marque a resposta que indique quanto ela se aplicou a você durante o último mês